110 anos da viagem inaugural do Titanic

O RMS Titanic foi um dos maiores navios do mundo e um dos mais famosos, não apenas pelo seu tamanho e luxo, mas pela tragédia que esteve envolvido, pois ele naufragou em sua viagem inaugural, todavia neste post, abordei acerca da história desse navio, antes de seu naufrágio, algo que será comentado em outra ocasião.

O Titanic fez parte de um projeto ambicioso desenvolvido pela companhia Oceanic Steam Navigation Company, renomeada para White Star Line (1845-1934), a qual nos idos do século XX, decidiu inovar para competir contra sua concorrente a Cunard Line (1840), a qual era detentora da Flâmula Azul, cobiçado prêmio britânico dado aos melhores e mais rápidos transatlânticos. E a Cunard Line tinha ganho esses prêmios com seus navios RMS Lusitania e RMS Mauritania. Por conta disso, os donos da White Star Line em 1907 decidiram investir massivamente para construir três navios que pudessem vencer seus concorrentes.

As três embarcações receberam nomes de seres da mitologia grega, sendo nomeadas RMS Olympic (1911-1935), RMS Titanic (1912) e HMHS Britannic (1915-1916), anteriormente chamado de Gigantic. Os três transatlânticos foram construídos nos estaleiros da Harland and Wolff Heavy Industries (1861), em Belfast, na Irlanda do Norte. Foi um dos maiores investimentos da época, principalmente para o Titanic, o qual seria o maior e mais luxuoso do trio.

Em 1908 o Olympic e o Titanic começaram a serem construídos com quatro meses de diferença, no entanto, a Harland and Wolff teve que criar uma nova área para poder trabalhar nos dois navios, incluindo um grande guindaste. O Olympic foi lançado em 1911, mas devido a uma colisão com outro navio, as obras do Titanic atrasaram para consertar seu irmão. Por conta disso, o Titanic somente ficou pronto em março de 1912.

O RMS Titanic era o maior transatlântico da época, com 269 metros de comprimento, 28 metros de boca (largura), 53 metros de altura, 10 metros de calado, possuindo 4 chaminés, 29 caldeiras, 2 motores de tripla-expansão, 1 motor de baixa pressão, 2 hélices tripla, 1 hélice quadrupla. Seu peso era de 46 328 toneladas. Seus motores e caldeiras geravam 46 mil cv, conseguindo manter uma velocidade média de 21 nós (39 km/h).

A tripulação do navio era de 892 pessoas, e sua capacidade de passageiros era estimada em 2.435 pessoas, sendo divididas em três classes ao longo de 10 convés. No quesito da primeira classe que ocupava o Convés Superior até o Convés E, ela era bastante luxuosa, possuindo restaurante, cafés em estilo francês, sala de leitura, piscina coberta, sauna, casas de banho ao estilo turco, salão de jogos, salão de dança, sala para fumantes, quadra de squash, etc. Algumas das cabines possuíam banheiras, algo chique e raro no período.

Estando o navio finalizado em março de 1912, em abril começaram os testes, os quais deram certo, com isso, sua primeira viagem foi marcada para 10 de abril. Na ocasião o grande navio estava ancorado em Southampton. De acordo com a lista de passageiros, o navio não lotou sua capacidade máxima, inclusive ele levou mil pessoas a menos, pois 1.136 passageiros embarcaram, estando divididos 325 na primeira classe, 285 na segunda e 706 na terceira. Alguns dos passageiros da primeira classe eram empresários milionários, como John Jacob Astor IV (1864-1912), o qual era dono de vários hotéis, edifícios e empresas diversas nos Estados Unidos.

O RMS Titanic zarpou de Southpamton, importante porto inglês, em 10 de abril de 1912, seguindo para Cherboug-Octeville na costa francesa. Por conta do porto não conseguir comportar o gigantesco navio, os passageiros foram transportados em navios menores e botes para poderem desembarcar e embarcar no transatlântico. À noite o Titanic deixou a costa francesa e seguiu para Queenstown na Irlanda, chegando na manhã do dia 11. Pela tarde o transatlântico com 1.316 passageiros e 889 tripulantes seguiu caminho para seu destino final, Nova York. No entanto, o grande navio nunca concluiu sua jornada, mas isso será narrado na próxima postagem.

BUTLER, Daniel Allen. Unsinkable: The Full Story of RMS Titanic. Mechanicsburg: Stackpole Books, 1998.

CHIRNSIDE, Mark. The ‘Olympic’ Class Ships: Olympic, Titanic & Britannic. Stroud: Tempus, 2004.

WARD, Greg. The Rough Guide to the Titanic. Londres: Rough Guides Ltd, 2012.