12 de outubro: Dia de Colombo

Apesar que hoje saiba-se que os vikings chegaram ao Canadá quase quinhentos anos antes da expedição de Colombo, sendo os mais antigos europeus que se tem notícia de terem estado presentes na América do Norte, porém, a fama atual de “descobridor das Américas” ainda pertence a Cristóvão Colombo (1451-1506).

Comumente referido como genovês, apesar de haver teorias que sugiram que ele fosse português ou espanhol, Colombo viveu muitos anos na ilha da Madeira e depois em Lisboa e outras cidades. Ele passou muito tempo tentando convencer a coroa portuguesa de patrocinar uma expedição sua através do Atlântico para se chegar às Índias. Portugal negou formalmente, apesar que contatos secundários foram mantidos; os franceses também não apresentaram interesse e os espanhóis somente numa segunda tentativa, cederam a ideia, embora pouco confiantes.

Com isso, a expedição partiu em 3 de agosto de 1492, formada por três navios: Santa María (ou Gallega), Pinta e Santa Clara, zarpando de Palos de La Frontera, na Espanha, seguindo para as Ilhas Canárias de onde zarpou a 6 de setembro seguindo reto através do Atlântico. A 12 de outubro de 1492, Colombo e sua expedição avistou terra, uma ilha chamada por ele de San Salvador, atualmente uma das ilhas do arquipélago das Bahamas. Colombo difundiu seu sucesso a partir de 1493. Sendo condecorado e até elevado ao posto de almirante. Ele ainda realizou mais três viagens ao Novo Mundo, como ficou conhecido.

O Dia de Colombo foi criado em 1892, nos Estados Unidos, por decreto do presidente Benjamin Harrison (1889-1893), como forma de celebrar não apenas a descoberta da América, mas também exaltar a migração e a ideia de que os Estados Unidos foi uma nação de imigrantes. A proposta foi diretamente influenciada após o Linchamento de Nova Orleans, ocorrido em 14 de março daquele ano, onde 11 ítalo-americanos foram assassinados. Levando em consideração o fato da origem italiana de Colombo, Harrison propôs o feriado de 12 de outubro para celebrar a imigração e o respeito aos imigrantes, inicialmente italianos e depois de demais nacionalidades. Atualmente nem todo estado americano reconhece o Dia de Colombo como feriado estadual e alguns o comemoram sob outros critérios.

No século XX, vários países latino-americanos influenciados pelo Dia de Colombo, criaram sua versão intitulada Dia da Hispanidade para comemorar a colonização espanhola. Porém, com a passar das décadas, o feriado foi revisto. Em contrapartida, países como Venezuela, Nicarágua, República Dominicana, Bolívia, Argentina, Equador, entre outros, celebram o Dia de La Raza, onde optaram em celebrar a diversidade cultural dos seus povos e não apenas a colonização hispânica.

No Brasil a data se comemora a descoberta das Américas. Embora que esse não seja um feriado importante e até bastante desconhecido pelos brasileiros, já que a data coincide com as celebrações do Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Ambos feriados tem maior destaque, além da condição que até hoje o Brasil não aderiu ao Dia de La Raza como outras nações latino-americanas. Dentre as alegações estão que o país já possui outros feriados para abordar isso.

APPELBAUM, Yoni. How Columbus Day Fell Victim to Its Own Success. The Atlantic, October 8, 2012.

DOUGHERTY, Conor; REDDY, Sudeep (October 10, 2009). Is Columbus Day Sailing Off the Calendar? The Wall Street Journal, October 10, 2009.