Leif Eriksson (c. 970 – c. 1020) foi um navegador de origem norueguesa, filho de Erik, o Vermelho, lembrado principalmente por ter iniciado a colonização da Groenlândia por volta do ano de 986. Pouco se conhece da história de Leif, embora que suas façanhas são citadas principalmente em duas fontes medievais, a Saga dos Groenlandeses (Grœnlendinga saga) e na Saga de Eric, o Vermelho (Eiríks saga rauða), ambas datadas do século XIII, sendo de autoria anônima. Em ambas as obras o foco encontra-se em narrar sobre as “descobertas” que Leif e sua tripulação realizaram no noroeste do Atlântico Norte, por volta do ano 1000.
Entre 985 e 986 um navegador chamado Bjarni Herjólfsson que navegava da Islândia para a Groenlândia, perdeu-se de sua rota após ventos desfavoráveis. Depois de vários dias navegando com destino incerto, ele e seus homens avistaram terras ao oeste da Groenlândia. Quase vinte anos depois, Leif interessado nessas terras, decidiu fazer o caminho inverso, vindo a avistar terras com montanhas e florestas, que hoje correspondem a costa oriental do Canadá. Uma dessas localidades foi chamada de Vinland (terra das vinhas), situada possivelmente no território canadense da ilha de Newfoundland e arredores.
Naquela localidade uma pequena colônia nórdica foi estabelecida, tendo durado por cerca de dez anos. Hoje em dia o sítio arqueológico é nomeado de L’Anse aux Meadows, o qual atesta a presença nórdica naquelas terras e confirma que povos europeus estiveram na América do Norte, quase cinco séculos antes da expedição de Cristóvão Colombo.
Por conta disso, o governo do estado americano de Winsconsin, em 1929, criou o Dia de Leif Eriksson, sendo comemorado em 9 de outubro, como possível data da chegada dele. Na época ainda imperava fortemente a crença de que os vikings teriam chegado também aos Estados Unidos, ideias que circulavam desde meados do século XIX, embora não haja comprovações históricas e arqueológicas que confirmem isso, apenas teorias. Todavia, a data criada pelo governo de Winsconsin celebrava tanto a suposta presença viking naquele estado, quanto, creditava a Leif “a descoberta da América”.
Em 1964 o presidente Lyndon B. Johnson (1963-1969) reconheceu o feriado de Leif como sendo um dia de celebração nacional através da lei 88.566 de 2 de setembro. A decisão também foi aprovada devido as escavações realizadas naquela década, em L’Anse aux Meadows, que reanimou as teorias de uma colonização viking na América do Norte para além do Canadá. Por conta disso, desde 1964, 9 de outubro é oficialmente o Dia de Leif Eriksson nos Estados Unidos, celebrando-se a chegada dos primeiros europeus àquele continente.
Evidentemente que o feriado ainda conserva todo um legado eurocêntrico de exaltar os descobrimentos europeus no Atlântico, mas ao invés de fazer isso com os portugueses, espanhóis, ingleses e franceses, remonta-se aos nórdicos da Era Viking (VIII-XI).
No ano de 2000, celebrou-se um milênio da chegada de Leif e sua tripulação à Vinland, o Congresso Americano emitiu nova nota sobre tal marco histórico. Na época, o presidente Bill Clinton (1993-2001) assinou documento reafirmando a importância do Dia de Leif Eriksson, não apenas para celebrar a chegada dos primeiros europeus e colonos às Américas, mas também para reafirmar os acordos políticos dos EUA com os países escandinavos, dos quais muitos imigrantes partiram ainda no século XIX, além de fazer propaganda política para seu país.
REFERÊNCIAS:
CLINTON, William J. Proclamation 7358 of October 6, 2000. Leif Erikson Day, 2000. Federal Register, vol. 65, no. 198, Thursday, October 12, 2000. Presidential Documents.
FERNANDES, José Lucas Cordeiro. Leif Eriksson. In: LANGER, Johnni (org.). Dicionário de história e cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2018, p. 471-473.
GRAHAM-CAMPBELL, James (org.). Os Vikings. Barcelona, Ediciones Folio, S.A, 2006. (Coleção Grandes civilizações do passado).