Nessa semana vou indicar um filme: “A Aventura de Kon-Tiki” (2013). Baseado em fatos reais, este filme conta parte da história do lendário explorador norueguês Thor Heyerdahl.
Heyerdal tinha elaborado uma teoria de que o conjunto de ilhas do Pacífico Sul chamada Fatu Hiva não tinha sido povoada exclusivamente por povos provenientes do oeste, mas também por povos indígenas sul-americanos.
Em 1946, Heyerdahl foi desafiado a provar sua teoria partindo do Peru até as ilhas do Pacífico numa jangada de pau. Ele aceitou o desafio, recrutou uma tripulação formada por cinco integrantes com qualificação única e que necessariamente fosse útil à expedição. A expedição contou primeiramente com a obtenção da madeira no Equador e a posterior construção da jangada no Peru.
Resumindo, após 101 dias no mar, tendo partido do Peru no dia 28 de abril de 1947, a jangada Kon-Tiki chegou à Polinésia, mostrando o completo sucesso da expedição. Em 1948, o livro de Heyerdahl, de mesmo nome do filme, foi publicado, tendo sido posteriormente traduzido para mais de 71 línguas.
Em 1951, o filme, também de mesmo título, mas gravado pela tripulação durante a expedição, ganhou o Oscar de Melhor Documentário.
Você já assistiu ao filme? Não? Confira o trailer :
Referências:
The Kon-Tiki Museum. Kon-Tiki (1947). Disponível em: https://www.kon-tiki.no/expeditions/kon-tiki-expedition/?lang=pt-pt. Acesso em 08 de set. 2021.