As navegações no Extremo Oriental das Américas: 1850-1950

Por Ticiano Alves

As navegações no Extremo Oriental das Américas: 1850-1950

R$ 63,47

“As Navegações no Extremo Oriental das Américas: 1850-1950”, de Ticiano Alves, desvenda a rica história do porto da Paraíba, traçando sua evolução desde os duelos franco-britânicos até o fim da era áurea dos vapores, passando pelas navegações do algodão paraibano. A obra explora a influência das transformações tecnológicas, os desafios enfrentados e as soluções encontradas para manter a operacionalidade do porto. Homenageando os trabalhadores do mar e explorando temas como as rotinas das navegações, o autor oferece uma visão abrangente das atividades portuárias, enriquecida por referências bibliográficas e imagens. Uma leitura envolvente e essencial para compreender a história atlântica e as dinâmicas econômicas e sociais da região.

ISBN

9786500931082

Número de páginas

382

ISBN

ISBN

Edição

1ª (2024)

Formato

16 x 23cm

Acabamento

Brochura c/ orelha

Coloração

Preto e branco

Tipo de papel

Couche 90g

Idioma

Português (Brasil)

Prefácio por Dr. Vasco Mantas da Universidade de Coimbra e Academia de Marinha / Portugal.

Capítulo “Litoral da Paraíba ao longo da história” por Dr. Leandro Vilar Oliveira do Museu Marítimo EXEA.

O valor resultante das vendas diretas desta obra, promovidas pelo museu, será direcionado integralmente para apoiar as iniciativas do Museu Marítimo EXEA, após a dedução dos custos associados à produção e transporte.

A venda e entrega dos exemplares é realizada pelo Clube de Autores. 

Sobre o autor

Fotografia do autor Ticiano Alves com as vestimentas de defesa da tese de doutoramento da Universidade de Coimbra. A foto foi feita na Universidade de Coimbra.

Ticiano Vanderlei de Siqueira Alves nasceu em Minas Gerais em 1981. Em 2000, ingressou no curso de Engenharia de Pesca na Universidade Federal Rural de Pernambuco, concluindo-o em 2005. A partir de então, prosseguiu seus estudos em pós-graduação, obtendo o título de Mestre em Recursos Hídricos pela UFPE (2011), Especialista em Arqueologia Subaquática pelo Instituto Politécnico de Tomar e Universidade Autónoma de Lisboa (2016) e Doutor em Arqueologia pela Universidade de Coimbra (2019).

Sua trajetória acadêmica teve início em 2010 no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, onde desempenhou atividades docentes em diversos cursos técnicos (pesca, turismo, transporte aquaviário, entre outros), de nível superior (administração, design gráfico e biologia), de extensão (navegações marítimas básicas e eletrônica) e no Ensino Profissional Marítimo (POP, PEP, MAC e Moço de Convés).

Desde 2014, quando iniciou seu doutorado em arqueologia, tem se dedicado ao estudo e pesquisa do patrimônio cultural marítimo. Nessa área, foi um dos membros fundadores do Museu Marítimo EXEA (Mar. 2021), o primeiro museu virtual marítimo do Brasil (IBRAM 9.48.53.8368). Em tal instituição, desempenhou funções como Designer (>2021), Coordenador de Pesquisa (2021), Diretor Geral (2022-2023), Coordenador de Exposições e Editor-Chefe da Editora EXEA (>2024).

plugins premium WordPress

E-mail

contato@museuexea.org

Endereço de Correspondência

Avenida Governador Argemiro de Figueiredo, 200 - Jardim Oceania, João Pessoa/PB - Caixa Postal 192