Esportes praianos

Em outra postagem foram apresentados esportes marítimos, os quais são realizados no mar. Todavia, a praia é uma extensão da zona marítima, é a fronteira entre o mar e a terra. Assim, várias modalidades esportivas disputadas em praias foram desenvolvidas nos últimos 100 anos. Inclusive surgiram campeonatos mundiais de esportes praianos como World Beach Games, instituído em 2019. Assim, a presente postagem apresenta alguns dos principais esportes praianos, dividindo-os em categorias para facilitar a leitura.

1. Esportes com uso de bolas

Na primeira categoria destacam-se alguns dos esportes mais comuns jogados em praias pelo mundo, seja no intuito de lazer ou de competição. Alguns desses esportes consistem em criações próprias para o ambiente praiano, outros são adaptações de esportes mais antigos. O futebol de areia ou futebol de praia surgiu no Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1940, a partir da disputa entre amigos para o lazer. Todavia, a oficialização dessa modalidade somente ocorreu em 1992.

O vôlei de praia surgiu em Santa Mônica, nos Estados Unidos, na década de 1920, originando-se a partir do lazer, em que jogadores profissionais e amadores decidiram disputar partidas na praia. As regras foram adaptadas com o tempo. Porém, a oficialização desse esporte somente começou na década de 1980. A partir da união do futebol de praia e do vôlei de praia, surgiu na década de 1960 no Rio de Janeiro o futevôlei, um esporte híbrido, no qual combina regras de ambos os esportes.

Cena de uma partida de futevôlei no Brasil, esporte surgido no país.

Outro esporte praiano adaptado foi tênis de praia, inventado na Itália em 1987, sendo uma adaptação do tênis para ser jogado em ambiente de praia. Essa modalidade de tênis também foi influenciada pelo jogo do frescobol, surgido em época aproximada no Rio de Janeiro, no qual pessoas em 1×1, 2×2 ou com mais gente jogam bolas com raquetes de madeira com o intuito de não deixar a bola cair. Todavia, o frescobol é essencialmente um jogo, embora exista a modalidade esportiva.

O rugby de praia surgiu no começo da década de 1980 na Austrália, sendo oficializado nos Estados Unidos já a partir de 1984. O esporte originou-se a partir de brincadeiras, mas também treinamento dos jogadores para ganhar resistência correndo na areia. Então decidiu-se criar a modalidade adaptando-se as regras do rugby para o ambiente praiano. Outros esportes derivados estão o handebol de areia, o basquete de praia, o criquete de praia, o golfe de praia, o polo de praia, o hockey de areia.

Uma partida de polo de praia.

2. Outros tipos de esportes

A corrida na areia ou corrida de praia surgiu como lazer, mas acabou se tornando uma modalidade profissional nos anos 1980. Embora hoje seja praticado por profissionais ou não. De origem similar temos o ioga de praia, em que os iogues vão para a praia a fim de realizar seus exercícios. Basicamente essa modalidade segue as mesmas características do ioga em outros ambientes, a diferença é a exposição as condições climáticas na praia. Temos também o badminton de praia ou air badminton, uma variação do badminton jogado nas quadras.

O frisbee surgiu como um jogo de arremessar discos, praticado em campos, praças e parques na década de 1950, mas acabou sendo transportado para as praias. Essencialmente o frisbee é uma brincadeira entre duas ou mais pessoas, inclusive cães podem participar, porém, já se desenvolveu campeonatos desse jogo, o qual é até considerado uma modalidade esportiva chamada de ultimate frisbee, que possui regras inspiradas no rugby. Esse porte pode ser praticado também em campos.

Partida feminina de ultimate frisbee.

3. Esportes motorizados

Algumas modalidades de corridas em veículos também foram desenvolvidas para a praia. Temos corridas de motocross, buggy, quadriciclo, carro à vela (land sailing) e o kite buggy (veículo puxado por uma pipa). Esses tipos de corridas surgiram no século XX, embora tais veículos datem de antes. Suas origens remontam a competições amadoras nas praias até que se profissionalizaram. Todavia, no caso das corridas de carro à vela e kite buggy, as praias precisam serem planas e de areia compacta, diferente do motocross, buggy e quadriciclo que estão melhores adptados para o terreno arenoso. Na ausência de praias adequadas, essas corridas podem ser disputadas em terrenos arenosos ou desertos.

Uma corrida de carro à vela numa praia da Normandia, na França.

4. Luta

Pode parecer estranho, mas existem competições de luta praticadas na praia. A mais comum trata-se do wrestling de praia, criado em 2004, tratando-se de um esporte recente. As regras são similares ao do wrestling, a grande diferença é que ele é praticado na praia, embora pode ser realizado também em ambientes arenosos distintos. Os campeonatos dessa modalidade são organizados e fiscalizados pela United Wrestling World (UWW).

Uma luta de wrestling de praia.

5. Esportes de prancha

Um último exemplo de esportes praianos são os que fazem uso de pranchas. O primeiro trata-se do sandboard, popularmente chamado de “surfe na areia”, foi inspirado no snowboard, sendo que o praticante desce por dunas de areia. Esse esporte surgiu em praias e depois foi levado para desertos. Os atletas partem do alto de uma duna e seguem um percurso até à base. As competições possuem diferentes modalidades.

Atleta realizando um salto na prática do sandboard.

Outro esporte de prancha é o kite landboarding, uma adaptação do kite surf para a terra. Neste esporte utiliza-se um skate com rodas maiores e apropriadas para o off-road, por sua vez, o atleta ganha velocidade a partir de uma grande pipa que ele manobra. O kite landboarding pode ser praticado na praia, mas também em campos e desertos.

Referência

List of beach sports – Wikipedia

Leandro Vilar
Leandro Vilar

Sou historiador, professor, escritor, poeta e blogueiro. Membro do Museu Virtual Marítimo EXEA, membro do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE).

Artigos: 28
plugins premium WordPress

E-mail

contato@museuexea.org

Endereço de Correspondência

Avenida Governador Argemiro de Figueiredo, 200 - Jardim Oceania, João Pessoa/PB - Caixa Postal 192