
Bancos de dados oriundo do Atlas de Naufrágios da Marinha do Brasil. Os dados referentes às embarcações naufragadas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte foram compartilhados com o Museu Marítimo EXEA através do Departamento de História…

Diversas empresas privadas e instituições públicas tiveram importância fundamental na construção da memória ligada às navegações no Oceano Atlântico.

Pode-se afirmar que a navegação marítima começa primeiramente em terra para depois partir para o mar. É necessário a construção de uma série de estruturas que permitam que o fluxo da navegação corra de forma favorável, diminuindo tempo, encurtando distâncias,…

Banco de Dados de embarcações mercantes que trafegaram no Atlântico entre os séculos XIX e XX. As pesquisas foram realizadas tendo como principal fonte de dados a seção “Movimento do Porto” dos jornais desse período, além de documentos oficiais de…

O Bancos de Dados Naufrágios do Museu EXEA é formado por embarcações naufragadas nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Santa Catarina, bem como de achados isolados ligados ao patrimônio marítimo.