EXEApédia: Descubra o acervo virtual do Museu Marítimo EXEA

Seja bem-vindo(a) ao mundo fascinante do EXEApédia, o acervo virtual do Museu Marítimo EXEA. Neste post, vamos explorar o que é o EXEApédia e como ele pode se tornar uma referência no universo da história e arqueologia marítima.

O EXEApédia é um vasto repositório de conhecimento, composto por mais de 1100 itens divididos em seis coleções temáticas. Essas coleções abrangem desde empresas e instituições públicas relacionadas à navegação no Atlântico, até embarcações mercantes, naufrágios e achados isolados, suporte à navegação, acervo iconográfico e o Atlas de Naufrágios PE, PB e RN.

Criado a partir de extensas pesquisas realizadas por profissionais de diversas áreas, como arqueologia, história e direito, o EXEApédia oferece uma visão abrangente e detalhada da interação do ser humano com o Oceano Atlântico ao longo dos séculos.

Cada coleção do EXEApédia é um verdadeiro tesouro de informações, provenientes de fontes como jornais de época, documentos oficiais e entrevistas com mergulhadores e pescadores locais. Além disso, o acervo é constantemente atualizado e expandido com novas descobertas e pesquisas em andamento.

Se você é apaixonado(a) pela história marítima, o EXEApédia é um destino imperdível. Explore as embarcações mercantes que navegaram pelos mares, desvende os mistérios dos naufrágios e seus achados, conheça as estruturas terrestres e marítimas que apoiam a navegação, mergulhe nas imagens e fotografias que retratam essa relação íntima entre o ser humano e o oceano, e acompanhe o Atlas de Naufrágios, que revela os segredos das águas do Nordeste brasileiro.

Venha se encantar com o EXEApédia e mergulhe em um universo de conhecimento marítimo sem sair de casa. O Museu Marítimo EXEA convida você a explorar esse acervo virtual único e desvendar as histórias que o Oceano Atlântico guarda.