Vou começar o meu blog trazendo um texto que fiz há alguns anos atrás para o site Rumo Magnético. Trata-se de um conceito básico dentro do estudo e do emprego da navegação marítima.
Logo no início dos estudos da navegação marítima várias unidades de medida nos são apresentadas. Como exemplos, temos a braça que indica profundidade, o nó que indica velocidade e a amarra que indica distância. Porém, hoje, irei abordar apenas uma, contudo, a mais importante e usual unidade de medida de distância utilizada na navegação marítima, a MILHA NÁUTICA.
De acordo com Altineu Miguens (1996) a distância entre dois pontos é expressa pelo comprimento da linha que os une. Em terra utilizamos os quilômetros, metros e milhas terrestres como as principais e usais unidades de medidas. A escolha por uma unidade pode ser diferente dependendo do país. Enquanto nos EUA a distância é expressa em milhas terrestres, no Brasil, utiliza-se os quilômetros para a mesma função. Em contrapartida, na navegação, há uma maior padronização, empregando-se em maior escala a milha náutica.
Uma pergunta normal poderia ser feita agora:
Qual a diferença entre milhas terrestres e milhas náuticas?
A primeira diferença e a mais nítida está no valor. Enquanto uma milha náutica equivale a 1.852 metros, uma milha terrestre equivale a 1.609 metros. A outra diferença está na definição. Para compreender essa diferença, irei definir milha náutica para depois retomar a diferenciação.
“Milha náutica pode ser definida como o comprimento do arco de 1′ de latitude”, de acordo com Altineu Miguens (1996)
O valor de uma milha náutica não é constante, variando de acordo com o lugar. Isso ocorre pelo fato da Terra não ser uma esfera perfeita e sim possuir uma forma geóide. Visando padronizar o valor da milha náutica, fora realizado um Acordo Internacional (1929), onde determinou-se que 1 milha náutica seria equivalente à 1.852 metros.
Retomando a diferença entre milhas náutica e terrestre. A milha terrestre é definida pelo Sistema Imperial de Medidas, também conhecido como Sistema Inglês. Os valores de unidades de medida desse sistema era estabelecido pelos reis ingleses. Atualmente, poucos são os países que ainda utilizam. Então, por definição vimos que as milhas terrestres não foram determinadas levando em consideração aspectos científicos, como é o caso das milhas náuticas.
Vale ressaltar que as distâncias em uma carta náutica são determinadas na escala da latitude. Esse fato ocorre em virtude das Latitudes crescidas, que são deformações em latitudes apresentadas nas Cartas de Mercator.
Quanto ao símbolo usado para representar a milha náutica, não há uma padronização internacional, fazendo com que o mesmo varie de acordo com a região do planeta. Segue abaixo as variações:
mn, ou m.n………………em português e noutras línguas latinas;
nm, ou NM……………….em inglês e outras línguas;
sm. de Seemeile…………em alemão;
‘…………………………….o símbolo de minuto de ângulo, usando a relação com o arco de meridiano.
Espero que tenham gostado.
Até a próxima!
REFERÊNCIAS
- MIGUENS, P. A. Navegação: a Ciência e a Arte. Volume I – Navegação Costeira, Estimada e em Águas Restritas. 1996.
- BUREAL INTERNACIONAL DES POIDS ET MESURES – BIPM. <www.bipm.org> 2012.